quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tipos de pisada e escolha do tênis

As características físicas do atleta são tão importantes quanto às especificidades de cada calçado. De acordo com estudos científicos, Não basta só olhar para os pés do corredor. É importante observar joelhos e quadril, em movimento e parado um dos aspectos mais importantes é o formato do pé de cada indivíduo. Antes de tudo, é preciso lembrar que teste de pisada não é observar o desgaste da sola do calçado. O formato da planta do pé também tem influência na maneira como o corredor irá pisar, porém, deve-se tomar cuidado antes de tirar conclusões. Os especialistas dividem o tipo de pisada em três categorias básicas: supinada, neutra e pronada. Existe sim uma relação entre o tipo de pisada e o formato do pé. Em quem tem pisada neutra, a planta do pé é normal, nem muito elevada nem muito chata. Já nos supinadores o arco é grande, formando uma curva. Nos pronadores, o formato é reto, e o corredor coloca o pé inteiro no chão Na primeira, a pisada neutra, o peso é colocado primeiro sobre a lateral externa do calcanhar e, em seguida, sobre o dedão, já na pisada neutra o peso do corpo é colocado principalmente na borda externa do pé. Já a pisada pronada ocorre na situação contrária --a tendência, na "pisada para dentro", é sobrecarregar a parte interna do pé. Não adianta, porém, espiar a sola do sapato para ver qual é o lado mais desgastado. Não dá para descobrir qual é o tipo de pisada assim, pois esse desgaste pode estar associado ao tipo de solo em que a pessoa se movimenta e a hábitos como arrastar o pé no chão quando está parada, definir corretamente a maneira como você pisa ao caminhar e correr é fundamental na escolha do tênis apropriado, evitando lesões e dores posteriores. Esse tipo de avaliação pode ser realizado por profissionais especializados, com o uso do podobarômetro (equipamento que mede a intensidade aplicada em cada parte do pé quando a pessoa marcha). Respeitar essas características ao escolher um tênis não é só uma questão de conforto e desempenho, mas também de saúde.

Algumas dicas que vamos apresentar aqui são muito importantes.

O tênis em condições ruins poderá apresentar uma série de problemas que podem prejudicar o desempenho de sua corrida. O aumento da pressão sobre a planta dos pés é responsável por lesões e fadigas (tendinites ósseas, ligamentares).

Segundo Murilo da Loja Clau´s Sports, hoje no mercado existem várias marcas e modelos para diversas modalidades, aqui iremos dar dicas para a realização da compra do tênis ideal para vocês corredores.

O tênis as com meias adequadas e confortáveis são fundamentais para começar a correr.

As principais dicas são:


1.    Experimente o tênis em pé, é assim que você vai usá-lo, e nessa posição seu pé fica mais volumoso. Ande pela loja para testá-lo.

2.    Deixe sobrar uma espaço na ponta do calçado (mais ou menos 1 cm).

3.    Também vale a dica de comprar o tênis sempre no fim do dia, dê preferencia em um dia que você tenha caminhado bastante. Seus pés estarão mais inchados.

4.    Quem tiver suor em excesso deve escolher um modelo com mais ventilação hoje existem tênis com tecidos específicos para eliminação do suor). Nem sempre o tênis caro é o melhor para você. Experimente vários modelos e escolha o que se adequar melhor.

5.    Lembre-se: nunca, use um tênis novo que acabou de comprar para competir, treine antes para que ele fique mais confortável, assim evitará que ele machuque seus pés como bolhas e desconforto.



Dicas para a escolha da meia:


1.    Correr sem usar meias, não é recomendado, pois o risco de lesões e formação de bolhas é alto.

2.    Defina quais são suas necessidades, onde irá correr (terreno seco ou úmido), temperatura, duração. Assim como os tênis, existe um tipo específico de meia para cada situação.

3.    Meias de material sintético ou mistas permitem melhor evaporação do suor.



Se você estiver motivado a começar a caminhar ou correr depois de ler este artigo entre no site: claussports.com.br e compre seu tênis e suas meias e vamos treinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário