sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A importância da Hidratação


A umidade relativa do ar encontra-se abaixo dos 20% e, com isso, a atenção com a saúde tem que ser redobrada. Uma das principais dicas para os dias secos é o consumo de água, visando uma melhor hidratação do nosso organismo, uma vez que está diretamente envolvida em todas as funções vitais do nosso corpo e é essencial para que ocorram as reações metabólicas, transporte de nutrientes, proteção de tecidos, lubrificação das articulações e manutenção da temperatura do corpo.

Normalmente, é indicado um consumo mínimo de 2 litros de água por dia ou 6 a 8 copos, mas como a umidade relativa do ar está baixa, é importante uma atenção redobrada quanto ao consumo de água. Por isso, evite a desidratação por períodos longos.

Para pessoas ativas em ambiente quente, também é importante um aumento do consumo de água e, para quem não tem o hábito de tomar muita água, vão algumas dicas para evitar o esquecimento:

 

-  Andar sempre com uma garrafinha de água;

- Deixar aviso no celular ou em algum lugar que tenham hábito de olhar e de fácil acesso;

- Consumir frutas e verduras, pois contêm uma quantidade considerável de água em contrapartida alimentos mais secos como bolachas, bolos, margarina e doces em geral contêm baixa quantidade de água;

 

Portanto, tente aumentar neste período seco o consumo diário de água, recordando que além do clima seco perdemos água através da urina, pele, fezes e gotículas de água liberadas no ar expirado.

 

Atenção: sensação de secura na boca já é um indicador de falta de hidratação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário